O Tratamento


O Objetivo

A internação é indicada para os casos mais graves, ou seja, para aqueles que não conseguem resistir por conta própria às “fissuras” causadas pelo consumo de drogas e álcool. Para aqueles que não conseguem promover a abstinência por conta própria e que estão em elevado grau de compulsão e obsessão ameaçando a integridade física de outros e de si mesmos.
Devido aos múltiplos fatores que contribuem para a dependência química e alcoólica, nossos centros de reabilitação possuem equipes multidisciplinares que oferecem uma metodologia terapêutica com terapias combinadas: Psicólogos, Médicos Clínicos, Psiquiatras, Assistentes Sociais, Terapeutas Cognitivos, Comportamentais, Técnicos em Dependência Química e Alcoólica, Coordenadores e Equipe de Apoio, Enfermagem 24 horas e Nutricionista.


Psicólogos

O Psicólogo é um profissional que possui conhecimento teórico, técnico e prático em auxiliar as pessoas a resolver problemas, enfrentar dificuldades e lidar com o sofrimento, muitas vezes eliminando os eventos geradores desses problemas e do sofrimento. Esse conhecimento profissional aliado às experiências de vida do paciente, ajuda a promover o autoconhecimento; melhoria da auto-estima; eliminação de sentimentos e comportamentos indesejados; maior capacidade de lidar com pessoas; mais habilidade de análise das circunstâncias da vida. Na relação psicólogo paciente são desenvolvidas ferramentas que facilitam a relação do indivíduo com o mundo, minimizando o seu desconforto emocional. Os atendimentos acontecem de forma individual, onde se trata de questões pessoais, e em grupo onde se discute temáticas/problemáticas comuns. 


Médicos Clínicos

Realizam avaliações clínicas e acompanham a melhora física dos pacientes.

Psiquiatras

Frequentemente os dependentes sofrem de outras doenças que fazem perpetuar o ciclo da dependência. Ansiedade, depressão, bipolaridade e psicoses podem ser tanto causa como consequência das drogas e álcool, e quando não tratadas em conjunto, a completa abstinência e a recuperação funcional efetiva fica mais difícil e distante. Diagnosticar e tratar as comorbidades é fundamental para o tratamento.

Assistentes Sociais

O Assistente Social tem a habilidade em reconhecer as necessidades desses indivíduos e a propor formas de ação para integrá-los à sociedade ou para buscar o seu bem-estar social. O principal campo de atuação desse profissional são os órgãos públicos. Grande parcela das prefeituras e dos governos estaduais desenvolve políticas de assistência social por meio de secretarias ou de coordenadorias criadas especificamente para esse fim. Em nossos centros terapêuticos, são tratadas não só apenas as dependências, mas também os problemas sociais gerados pela desestruturação familiar, violência e desemprego.

Terapeutas Cognitivos Comportamentais

O terapeuta cognitivo comportamental possui a função de correção dos pensamentos disfuncionais, ou seja, a mudança nos padrões de pensamento. São nossos pensamentos que determinam a forma como vamos sentir e nos comportar, por esse motivo, a TCC é uma linha terapêutica que ensina a treinar e a contestar o pensamento automático de uma nova maneira.

Técnicos em dependência química, conselheiros e equipe de apoio

São os responsáveis pela organização e condução das terapias de grupo: Eles promovem o desenvolvimento dos relacionamentos interpessoais e do apoio mútuo entre os membros, elevando seu sentimento de auto-estima e confiança.
As terapias de grupo possuem o objetivo de elaborar as dificuldades pessoais relacionadas com os membros do grupo, ajudando a melhorar suas relações. Cria um espaço de reflexão e questionamento e mudança de pensamento que auxilia o indivíduo a buscar o sentido de suas próprias vivencias, na tentativa de encontrar novas respostas, que não a droga, para a transformação de sua vida.



http://tratamentoparadependentesquimicos.blogspot.com.br/p/contato.html

Postagens populares

Destaques!!!

Entenda o que é a internação compulsória

O Governo do Estado deu início à parceria com o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para plan...