Drogas - conceitos e tipos

O que é DROGA?

Droga é qualquer substância que, quando introduzida no organismo vivo, pode modificar uma ou mais funções.
EXEMPLO: comprimidos para emagrecer (anfetamina), ou para dormir (tranquilizantes), maconha, cocaína, crack, álcool, cigarro etc...

Substâncias Estimulantes
São drogas que fazem o cérebro funcionar de forma acelerada, inibem a sensação de fome, cansaço e de sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da atividade.

Substâncias Perturbadoras
São drogas que alterem a senso-percepção e o pensamento, fazendo com que o cérebro passe a funcionar de forma desordenada.
EXEMPLO: ouvem vozes, deliram, pesadelos etc...

Alguns tipos de drogas


Maconha:
A maconha é parecida com alfafa seca. É uma droga que provoca confusão mental de tempo e de espaço, a pessoa se torna desmotivada, com moleza, tem secura na boca, olhos avermelhados, suores, tremores etc...
Anfetaminas ou "Bolinhas"
As anfetaminas são usadas sob a forma de comprimidos, age sobre o sono, o apetite e a resistência física, são fabricadas em laboratórios e também são conhecidas como "rebites".
Jovens usam para ficarem "ligados" nas danceterias e motoristas para ficarem acordados mais tempo ao volante.
Solventes e inalantes
Produtos que são dissolvidos e aspirados pelo nariz, como exemplo: esmaltes, colas, tintas, gasolina, removedores, vernizes, éter etc...
Cola de sapateiro
A cola de sapateiro contém o solvente chamado "tolueno", as crianças são as maiores vítimas. Cheirar cola pode trazer danos irreversíveis para o cérebro.
Cocaína
A cocaína chega ao consumidor sob a forma de um pó branco que parece talco, conhecida também como "branquinha", "pó", "farinha", "neve", etc... Também é da cocaína que se fabrica o crack e ou merla.
Crack
O crack apresenta-se sob a forma de "pequenas pedras", as quais se transformam em fumaça quando aquecidas e são usadas geralmente em cachimbos. O crack vicia muito mais rápido porque do pulmão a droga vai direto para o cérebro. Sua atuação no Sistema Nervoso Central é brutal. Os neurônios chegam à exaustão. A dependência é muito mais forte porque só se tem "prazer" enquanto se está fumando.
O poder viciante do crack é assustador, pois a maioria das pessoas se viciam nas primeiras experiências. A grande destruição física, moral e financeira que provoca, arrasa o viciado, que acorda querendo a droga, não dorme pensando nela, não come porque lhe tira o apetite.
Heroína 
Seu nome significa "potente" do alemão "heroih", sua fabricação é totalmente clandestina. É uma droga devastadora, não tem nenhuma utilidade médica. É aspirada pelas narinas ou injetada na veia, provoca dependência física e psíquica.

Origem das imagens: Internet

Postagens populares

Destaques!!!

Entenda o que é a internação compulsória

O Governo do Estado deu início à parceria com o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para plan...